Seja bem-vindo
Vilhena,22/12/2024

  • A +
  • A -

Organização especializada em furto de agências bancárias é alvo de operação de Força Integrada

Os investigados poderão responder por integrar organização criminosa e furto qualificado mediante arrombamento.

Correio Rondoniense
Organização especializada em furto de agências bancárias é alvo de operação de Força Integrada Foto: Divulgação

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (FICCO/RO) deflagrou nesta sexta-feira, 1º de novembro, a Operação Bank, com o objetivo de reprimir uma organização criminosa especializada em furtos em agências bancárias.

Publicidade
A investigação teve início em novembro de 2023, após a Polícia Federal receber informações sobre o furto de aproximadamente R$ 221.950,00 (duzentos e vinte e um mil novecentos e cinquenta reais) de uma agência da Caixa Econômica Federal em Porto Velho/RO.

As equipes da FICCO, ao tomarem conhecimento do ocorrido, iniciaram a investigação e descobriram que o grupo utilizava ferramentas para arrombar a agência. Além disso, foram identificados diversos furtos na região que seguiriam o mesmo modus operandi. Parte do grupo foi presa em flagrante durante a prática de outros crimes.

A investigação revelou que detentos em outro estado cooptaram um indivíduo em Porto Velho, que se encarregou de aliciar outras pessoas para a prática dos delitos. No total, nove pessoas foram identificadas como participantes. Os furtos ocorreram entre os dias 17 e 20 de novembro de 2023, com os investigados permanecendo na agência e saindo temporariamente sempre que o alarme disparava. Somente no dia 20 foi registrada uma ação suspeita no sistema de vigilância, levando à ativação da cortina de fumaça, momento em que o grupo se evadiu.

A 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Rondônia expediu dez mandados de busca e apreensão, e a ação contou com a participação de 29 policiais das forças que compõem a FICCO. Os trabalhos investigativos foram conduzidos por policiais da FICCO na capital rondoniense.

Os investigados poderão responder por integrar organização criminosa e furto qualificado mediante arrombamento, com aumento de pena devido ao repouso noturno, podendo resultar em até 15 anos de prisão, além de outros delitos que possam ser identificados durante a operação.

A FICCO/RO é composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Militar e Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), com o objetivo de atuar de forma conjunta e integrada no combate ao crime organizado em Rondônia.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.